segunda-feira, 30 de março de 2009

Rede Solidária da Pesca participa do 3º SEGAP


Nos dias um, dois e tres de abril será realizado o III SEMINÁRIO DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AQÜICULTURA E DA PESCA - III SEGAP em Arraial do Cabo. No dia 04 de abril será realizada uma visita técnica a RESEX de Arraial do Cabo.

Antonio Marcos, da coordenação geral do evento, convidou o professor Sidney Lianza (Escola Politécnica - UFRJ, Coordenador do Soltec/UFRJ)para uma apresentação Rede Solidaria da Pesca entre 16h e 18h do dia dois, na abertura da oficina de trabalho. No dia 03/04, no mesmo horário, ocorrerá a segunda sessão da oficina, que pretende articular pesquisadores na temática foco do Seminario, em nível internacional e nacional.

Mais informações: http://www.producao.ufrj.br/segap/

quinta-feira, 26 de março de 2009

MMA lança editais para a bacia do São Francisco

O Projeto de Gestão Ambiental Rural - GESTAR, publica editais para contratação de pessoa jurídica para a elaboração de Projetos Executivos destinados a definir e orientar a implementação de ações de combate aos processos erosivos na bacia do São Francisco. Serão ações de recuperação de áreas degradadas e de prevenção da degradação dos solos, baseadas em tecnologias sociais, em municípios do Estado de Pernambuco - região do Araripe, Bahia (médio e sub-médio) e Minas Gerais - região de Paracatu.
Esses editais foram foram publicados sexta, 20/03/2009, no jornal Hoje em Dia, A Tarde, Jornal do Commercio, Diário Oficial da União e no portal do PNUD (www.undp.org.br/licitacoes/ListarAvisos.asp). Para acessá-los, basta copiar o endereço e colar no seu navegador. As propostas podem ser apresentadas até dia 22/04/2009.
Este é o segundo conjunto de editais que foram publicados com o mesmo objetivo. Já estamos em processo de elaboração de projetos executivos de combate a processos erosivos acontecendo na região Norte de Minas, Sergipe e Alagoas.

Nos dias 14 e 16 de abril, respectivamente em Delmiro Gouvea/AL e Poço Redondo/SE, o GESTAR e as empresas já contratadas, irão expor parte dos primeiros projetos para que as comunidades e o poder público local possam ter conhecimento dos estudos em elaboração.
Essa progamação é parte integrante das ações socioambientais de combate a processos Erosivos por meio de tecnologias sociais na Bacia do São Francisco, coordenado pelo GESTAR, junto a Sala de Situação da Casa Civil para o PAC-Revitalização.

Carcius Azevedo dos Santos
Coordenador Nacional do GESTAR

quinta-feira, 19 de março de 2009