terça-feira, 27 de outubro de 2009

Profª Ana Paula Thé - UNIMONTES disponibiliza apostila sobre Gestão Compartilhada de Recursos Pesqueiros para a Rede Solidária da Pesca




A professora Ana Paula Thé, da Universidade Estadual de Montes Claros e do Núcleo de Pesquisa-Ação Sócioambiental de Pirapora disponibilizou a apostila (Versão Preliminar) "Gestão Compartilhada de Recursos Pesqueiros: refletir para agir" para a Rede Solidária da Pesca.

Essa apostila foi elaborada pela professora Ana Paula Thé, Mauro Ruffino (MPA), Simão Marrul (IBAMA), e organizada por Daniela Kalikoski (FURG) e José Dias (IBAMA), para cursos que foram executados em 2007 e 2008 em Santarém, Pernambuco e Florianópolis, pelo IBAMA em parceria com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

Está na versão preliminar, mas deve sair publicada e distribuída pelo IBAMA para as colônias de pescadores do Brasil. O objetivo é que ela seja multiplicada pelos seus usuários por meio de grupos de estudos, cursos, etc.

Esperamos que aproveitem! Quem quiser fazer o download, é só clicar aqui. Agradecemos a professora Ana Thé.

Colégio de Pescadores de Macaé participa de evento em Portugal! Confira



segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Versão preliminar do relatório do Seminário de Construção do Projeto Educacional é publicado no nosso blog!


A versão preliminar do relatório do Seminário de Construção do Projeto Educacional da Rede Solidária da Pesca finalmente foi finalizado.

O esforço de sistematização da Rede é fundamental para que essa construção seja coletiva, de fato, entre todos os territórios. Além disso, essa sistematização tem o intuito de que esse documento seja um guia para as ações educativas que temos a executar pela frente, baseados na identidade de nossa rede.

A tarefa agora é validar esse documento com todos/as aqueles/as que participaram dessa construção durante a realização do seminário, que ocorreu de 27 a 31 de julho, no Rio de Janeiro. O documento será enviado a lista de discussão da Rede Solidária da Pesca na internet para que seja proposto modificações, alterações e aprimoramentos gerais.

Para quem quiser ter acesso ao relatório basta clicar aqui

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Santarém/PA e Manaus/AM definem datas para Oficina de Formação de Formadores - PLANSEQ ECOSOL


Depois de Rio de Janeiro e Minas Gerais realizarem sua Oficina de Formação de Formadores, agora é a vez dos territórios da região norte da Rede Solidária da Pesca realizarem essa oficina. No território Baixo e Médio Amazonas, a Oficina de Formação de Formadores será em Santarém/PA, de 03 a 08 de novembro. Já no território Médio-Alto Amazonas, a oficina será em Manaus, de 23 a 27 de novembro.

Ambas oficinas, além das entidades ligadas a Rede Solidária da Pesca, contam também com parcerias importantes, como no Pará, às Unidades Integradas de Defesa Ambiental (UNIDAS), a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMA), o IBAMA, o Movimento dos Pescadores e Pescadoras do Baixo Amazonas (MOPEBAM) e a ONG IARA. No caso de Manaus, a oficina está contando com a parceria da CÁRITAS do Brasil e o CEPAM/AM - Instituto Chico Mendes.

Aproveitamos para lembrar que essas oficinas são partes integrantes do projeto "Educação e Trabalho em Rede: a formação social dos trabalhadores da pesca artesanal e de pequena escala na Rede Solidária da Pesca" - PLANSEQ ECOSOL/SENAES e pretende preparar os educadores para a execução de cursos ligados a "Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca e Gestão COmpartilhada dos Recursos Pesqueiros", que serão realizados no início de 2010.

Mãos a obra!!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

É TEMPO DE GUERRA NO MAR!


Essa semana foi veiculada na imprensa a notícia que a Petrobrás terá que pagar uma indenização financeira a 96 famílias de pescadores de Magé, da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

No entanto, a decisão não se refere em nenhum momento ao assassinato de Paulo César Santos, de 45 anos, que foi morto apenas seis horas depois da interdição das obras da empresa GDK, que ocorreu por denúncias da Associação dos Homens do Mar (Ahomar) da qual Paulo era tesoureiro.

A descrição desse assassinato é bárbara: três homens brancos entraram na casa do pescador e o retiraram. Sua esposa e filhos permaneceram no interior, ouvindo as agressões e gritos. O pescador levou pancadas durante meia hora. Paulo foi assassinado com cinco tiros, sendo três no rosto e dois na nuca. Os matadores fugiram, da casa, levando alguns papéis. Estavam em um golf branco, com a placa vedada.

Também não há notícias sobre as investigações das inúmeras ameaças de assassinato que o presidente da AHOMAR, Alexandre Anderson, já sofreu e o sério atentado no último 1° de maio.

Quem está com as mãos sujas nesse caso? Quem foram os mandantes? Quem executou de fato? Será que a indenização, apesar de uma vitória importante dos pescadores, se tornará o cala boca de um assassinato impune?

Postamos uma singela homenagem aos pescadores de Magé, lutadores, e especialmente ao trabalhador Paulo e sua família, com a música de Eliseth Cardoso, chamada Ginga Muxique. Clique aqui para ouvir.
Toda a nossa solidariedade!

Abaixo leia a notícia

PETROBRÁS TERÁ DE PAGAR SALÁRIO MÍNIMO A 96 FAMÍLIAS NO RIO

A Petrobras terá de indenizar em um salário mínimo por mês 96 famílias de pescadores de Magé, no Rio de Janeiro, que foram afetados pela instalação de gasodutos na Baía de Guanabara. A empresa tem até o fim de outubro para cumprir a decisão. A ordem foi julgada pela Justiça, a pedido do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, as 96 famílias foram prejudicadas pois o reboque e o afundamento dos dutos submarinos, nos projetos do Gás Liqüefeito de Petróleo (GLP) e Gás Natural Liquefeito (GNL), levaram à criação de zonas de exclusão de pesca, o que causou prejuízos para estas pessoas.

A Justiça também determinou que a Petrobras complemente, no prazo máximo de quatro meses, os estudos e os relatórios de Impacto Ambiental que geraram o licenciamento pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente(Inea), outro réu na ação. O objetivo do novo estudo é identificar os pescadores afetados pela Petrobras. Se ela não cumprir às ordens judiciais, pagará multa diária de R$ 20 mil.

A decisão também determina que o Inea cobre da Petrobras, em futuros licenciamentos, que os Estudos de impactos ambientais prevejam o ressarcimento dos prejuízos das famílias de pescadores atingidas pelas obras.

Com a decisão judicial, as empresas GDK e Oceânica, fornecedoras da Petrobras, deixaram de ser rés no processo.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4014185-EI8139,00.html