quinta-feira, 11 de junho de 2009

Representantes da Rede Solidária da Pesca participam de curso sobre Cadeia de Valor em Iraduba/AM a convite do CEPAM/AM


A convite do CEPAM/Instituto Chico Mendes - ICMBio (Centro de Pesquisa e Gestão da Biodiversidade Aquática e dos Recursos Pesqueiros Continentais da Amazônia) três integrantes da Rede Solidária da Pesca (Vera Maciel e Fátima Karine do SOLTEC/UFRJ - RJ - litoral fluminense e José Andrade (UNIMONTES/NUPASA - MG - alto médio São Francisco) participaram do curso de capacitação em "Cadeia de Valores – Metodologia Value Links", com ênfase nos recursos pesqueiros, que ocorreu durante o período de 1 a 4 de junho de 2009, na cidade de Iranduba/AM, próximo a Manaus.

Esse curso foi viabilizado pelo CEPAM em parceria com a Cooperação Técnica Alemã – GTZ, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – IDAM, o Projeto Aquabio e o Sebrae/AM.

O objetivo principal da oficina foi "conhecer e descrever a metodologia de fomento a cadeias de valor – Value Links - com enfoque na sociobiodiversidade, construir equipes interdisciplinares para desenhar e implementar processos de fomento de cadeia de valor e incorporar as orientações metodológicas do fomento à cadeia de valor no trabalho diário,buscando capacitar possíveis multiplicadores na metodologia para apoiar nas futuras oficinas, iniciando a aplicação da mesma e buscar a criação de uma rede temática".

Durante quatro dias de intensos estudos, debates e reflexões sobre as relações econômicas que envolvem o mercado do pescado, o curso se estruturou em momentos conceituais com exposições do facilitador Gunter (GTZ) intercalados a momentos de exercícios práticos e dinâmicas onde se constriu, ao final do curso, o mapa da cadeia de valor do Pirarucu, Tambaqui, Peixes Ornamentaise e outros produtos da sociobiodiversidade.

A marca desse curso foi a diversidade de entidades presentes e a riqueza das discussões, que traziam à tona todas as problemáticas e dramas existentes na cadeia de valor dos diversos pescados amazônicos, problemas e potencialidades que os pescadores artesanais enfrentam todos os dias em seu trabalho na floresta.

Ao final, a participação da RSP teve um saldo bastante positivo. Foram aprendidas ferramentas de análise econômica importantes e que auxiliarão em muito as ações da Rede Solidária da Pesca voltadas aos empreendimentos econômicos e aos cursos de formação que serão realizados ainda esse ano e que se estenderá até a metade de 2009. Além disso, abriram-se, seguramente, potenciais novas parcerias com a Rede Solidária da Pesca no território alto e baixo amazonas.

Vale destacar a belíssima condução dos trabalhos pelo instrutor do curso, Gunter, que nos facilitou em muito o entendimento das ferramentas. E agora, nos fica a responsabilidade de replicar esse curso nos territórios de nossa rede.

É a Rede tecendo e se multiplicando na prática...

Nenhum comentário:

Postar um comentário