segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Seminário de Construção do Projeto Educacional da Rede Solidária da Pesca é realizado no Rio de Janeiro


De 27 a 30 de julho foi realizado o Seminário de Construção do Projeto Educacional da Rede Solidária da Pesca. O pressuposto do Seminário foi o da construção coletiva dos princípios e diretrizes do Projeto Educacional, buscando a articulação e a dialogicidade entre os diversos saberes presentes.

O encontro contou com a participação de mais de 30 técnicos e trabalhadores da cadeia produtiva da pesca artesanal e da aquicultura familiar dos quatro territórios abrangidos pela Rede: Litoral Fluminense (RJ); Alto e Médio São Francisco (MG); Alto Amazonas (AM); Baixo e Médio Amazonas (PA).

Estiveram presentes representantes da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE) – inclusive o Secretário Prof. Paul Singer –, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), do Ministério da Educação e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro. Vale citar a contribuição dos mestres Carlos Rodrigues Brandão (Instituto Paulo Freire) e Michel Thiollent (UFRJ).

O seminário foi um espaço muito rico para a reflexão sobre a definição de um projeto educacional voltado aos pescadores artesanais e aquicultores familiares pautado nas diversas experiências educativas que já estão sendo desenvolvidas em diversas regiões de nosso país.

Poder dialogar com diversos atores envolvidos em ações educativas com pescadores nos permitiu decidir caminhos e pressupostos que darão suporte as nossas ações dentro de uma compreensão comum do significado da formação social e no marco de princípios norteadores que serão fundamentadas às atividades educativas previstas. Importante ressaltar que o seminário cumpriu o papel de ser ao mesmo tempo um espaço de definição e concretização das ações, mas também de formação e reflexão teórica e conceitual sobre a identidade da Rede Solidária da Pesca.

O acúmulo das discussões ocorridas nos permitiu ter uma visão sobre os projetos de formação social que vamos desenvolver, definir os próximos passos, como a oficina de formação de formadores e iniciar o planejamento executivo das atividades nos diversos territórios.

As principais resoluções do encontro foram:

1. Princípios Educativos da Rede Solidária da Pesca
2. Definição das duas Oficinas de Formação de Formadores, no Rio de Janeiro e no Pará
3. Definição das linhas gerais da pesquisa que acompanhará a elaboração do Projeto Educacional da Rede Solidária da Pesca
4. Plano de Trabalho e definição das equipes pedagógicas locais e nacional.


Agora, é "por a mão na massa"! Parabéns a todos e todas que participaram de mais um momento de sucesso das ações da Rede Solidária da Pesca. Em breve vamos postar a sistematização dos trabalhos e o relatório do seminário.

Abaixo, transcrevo os princípios educativos da Rede Solidária da Pesca:

1. Concepção ampla da educação, reconhecendo como espaços educativos o mundo da vida.
2. Articulação entre educação e trabalho, buscando a não dissociação entre teoria e prática e que estimule a politecnia.
3. Uma educação que seja desenvolvida dentro de um processo contínuo
4. Uma educação que compreenda e respeite os diversos saberes existentes como saberes diferentes, que construa sínteses entre saber científico e saber tácito.
5. Uma educação que se estruture a partir da compreensão e do respeito ao tempo e do resgate e da valorização da cultura do pescador.
6. Uma educação voltada ao fortalecimento dos empreendimentos econômicos ligados a Rede Solidária da Pesca e a articulação destes com a Economia Solidária.
7. Uma educação comprometida politicamente com a emancipação dos trabalhadores da pesca da aquicultura familiar.
8. Uma educação dialógica e participativa, que não seja a simples transferência de conteúdos e informações.
9. Uma educação que parta das necessidades dos pescadores, que esteja ligada a um profundo conhecimento da realidade sócioambiental e da linguagem desses trabalhadores.
10. Uma educação baseada na construção histórico-crítica do saber.
11. Uma educação para impulsionar e expandir a gestão compartilhada dos recursos naturais e a sustentabilidade da pesca artesanal e da aquicultura familiar.
12. Uma educação para a cidadania que busque a equidade de genero, etnia e sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário