quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Rede Solidária da Pesca realiza Oficina de Formação de Formadores


De 18 a 22 de setembro foi realizada em Barra do São João, distrito de Casemiro de Abreu/RJ, a Oficina de Formação de Formadores do Projeto “Educação e Trabalho em Rede: a formação social dos trabalhadores da pesca artesanal e de pequena escala na Rede Solidária da Pesca”.

Esse projeto é parte do Plano Nacional de Qualificação em Economia Solidária – PLANSEQ ECOSOL e foi conquistado pela Rede Solidária da Pesca em 2008, quando participou dos editais públicos com uma proposta de formação social voltada aos pescadores de quatro territórios que compõe a rede: territórios Médio e Alto Solimões/AM, Baixo e Médio Amazonas/PA, Litoral Fluminense/RJ e Alto-Médio São Francisco/MG.

Essa oficina teve como objetivo preparar os educadores e equipes pedagógicas para a execução dos cursos previstos no PLANSEQ ECOSOL (SENAES/MTE) da Rede Solidária da Pesca e envolveu técnicos, professores, estudantes, pescadores e aquicultores familiares do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A oficina abordou temas conceituais, como aqueles ligados aos conteúdos programáticos do curso “Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal”, como Economia Solidária, Gestão Democrática e Autogestão, assim como temas teóricos metodológicos como educação popular, organização dos conteúdos programáticos, técnicas e recursos didáticos e outros assuntos referentes a prática de ensino e aprendizagem envolvida na execução dos cursos e oficinas.

Nessa oportunidade concretizou-se a proposta de formar uma rede de educadores populares da Rede Solidária da Pesca, que tem como objetivo organizar e dar continuidade ao processo de formação de formadores, proporcionar um acompanhamento das ações educativas e construir o Projeto Educacional da Rede Solidária da Pesca.

Agora é a vez da Oficina de Formação de Formadores Pará e Amazonas, na região Norte.
Vamos pra luta!

2 comentários:

  1. Excelente, principalmente quando iniciou a implantação na Rede o caminho de dialogo de saberes entre tecnicos e comunitarios. O mérito de nossa rede está em planejar e implantar uma rede de formadores composta tanto por pescadores e aquicultores como também pesquisadores na formação. Esse é um percurso da pedagogia da autonomia, indispensavel para uma praxis autogestionario e da construção da economia solidária. Parabéns a todos os que viabilzaram esse primeiro passo Abraços Sidão

    ResponderExcluir
  2. É isso aí gente. Pós imersão na oficina de formação estamos prontos pra ir à luta. Foi maravilhoso esse momento de compartilhar idéias e saberes. Concordo com o amigo Sidão aí em cima. Juntar esses conhecimentos é inovador e parte de um processo que só pode dar certo. Os frtos já estão se mostrando. Região Norte "boa sorte" como diria o companheiro Zé Andrade. Estamos juntos nessa. Abraços de luz. Adriana.

    ResponderExcluir