terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Blog da Rede lança Cine Pescador


O Blog da Rede Solidária da Pesca está lançando mais uma sessão em seu espaço virtual: o Cine Pescador. Esse espaço será para a postagem de vídeos relacionados a Rede Solidária da Pesca, aos projetos com pescadores, videodocumentários interessantes, enfim, filmes curtos que possam contribuir com o nosso trabalho e a mostrar o universo da pesca no Brasil e no mundo. Espero que gostem e que nossos companheiros/as de jornada enviem material para inserirmos aqui.

Para início desse lançamento, estamos postando o filme: "Uma Pesca no Inferno", que retrata as relações entre a exploração das grandes indústrias pesqueiras européia da costa marítima africana e os pescadores artesanais daquela região. Depois postamos a ficha técnica completa.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Estiagem afeta 3.800 famílias e deixa 14 municípios em emergência no Amazonas


07/12/2009 - 20h29
Ana Sachs
Do UOL Notícias

A falta de chuvas no Amazonas já deixou um saldo de 14 municípios em estado de emergência. A estiagem atinge principalmente o entorno de Manaus - que sofre ainda com as densas queimadas, cuja falta de chuvas impede que a fumaça se dissipe - e a região do Alto Rio Negro, segundo o coronel Roberto Rocha, coordenador da Defesa Civil do Estadual.

De acordo com ele, cerca de 2.000 famílias foram afetadas de alguma forma (pela falta de água, alimentos, transporte, etc.) no entorno de Manaus, sendo que dessas, entre 600 e 1.000 estariam isoladas por conta da seca nos rios. Outras 1.800 famílias foram afetadas na região do Alto Rio Negro, principalmente nos municípios de Santa Isabel e São Gabriel, ambos em estado de emergência.
Seca no AM pode se prolongar até 2010

Além de cestas básicas, filtros e hipoclorito de sódio estão sendo distribuídos nas áreas afetadas pela seca nos rios para evitar que a população consuma água não potável, afirma o coronel. Os carros-pipa não conseguem chegar na maioria dessas áreas, nas quais o acesso principal se dá pelos rios.

"Carro-pipa para nós é difícil, não temos acesso por veículo. Por isso usamos como manobra contra a estiagem as cacimbas, que são buracos entre 30 a 40 cm que se faz na terra na tentativa de atingir um lençol de água subterrâneo. Devido ao terreno úmido da região, a água se acumula no solo", afirma ele.

A escassez de chuvas atinge o Estado desde outubro. Na região do rio Manaquiri, cuja baixa oxigenação na água deixou milhares de peixes mortos, a estiagem é comum, mas não com essa intensidade, explica o coordenador da Defesa Civil Estadual. "Sempre há algunas peixes mortos, mas neste ano o rio secou por completo", disse. O fenômeno El Niño, que causa o aquecimento das águas do oceano Pacífico, seria a causa da escassez de chuva.

A situação, que já é grave, não deve melhorar tão cedo. Segundo o coronel, a previsão é de que chova na regiões afetadas somente a partir de janeiro.
***************************************************************
Para ler outra matéria sobre o assunto, clique aqui

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Território Baixo Amazonas participa de Ação de Sensibilização do período do DEFESO em Santarém/PA


Desde a criação da UNIDA em 2002, varias instituições unem forças para trabalhar a educação ambiental promovendo simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de mudança de valores e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Um destes trabalhos é a Ação de Sensibilização no DEFESO onde o objetivo é sensibilizar os pescadores, os atravessadores, comerciantes e consumidores sobre a instrução normativa nº 48 de 05 de Nov de 2007.

Nos dias 20 e 21 de novembro de 2009, no município de Santarém, foi realizado a ação de sensibilização do defeso nas feiras, mercados, frigoríficos, restaurantes e pontos de venda de pescado na área urbana de Santarém. As equipes foram formadas pelo CPDV – Campanha Permanente em Defesa da Vida (alunos das Faculdades Integradas do Tapajós – FIT) e por parceiros que formam a UNIDA como o: IARA, IBAMA, Secretaria Municipal da Produção Familiar - SEMPAF, Colônia de Pescadores – Z 20, Projeto da Rede Solidária de Pesca e a Secretária de Meio Ambiente - SEMA.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Rede Solidária da Pesca finaliza a execução das Oficinas de Formação de Formadores Planseq - Ecosol


Finalizamos a fase de execução das Oficinas de Formação de Formadores em 27 de novembro. Apesar de estarem previstas apenas duas oficinas (RJ/MG e AM/PA) com esse tema, optamos por realizar três, dividindo a única que havia sido prevista para a região norte em duas, uma em Santarém/PA e outra em Manaus/AM, devido às grandes distâncias que separam cada realidade no território amazônico.

De 18 a 22 de setembro, realizamos a primeira Oficina de Formação de Formadores, agregando os educadores e membros das coordenações pedagógicas locais de Minas Gerais e Rio de Janeiro, na comunidade de Barra do São João, municípios de Casemiro de Abreu. Participaram representantes da Associação Livre Aquicultura (ALA) de Barra de São João/RJ, Associação dos Pescadores de Itambi (ITAPESCA), Colônia de Pescadores de Cabo Frio/RJ, Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC-UFRJ), Grupo de Beneficiamento do Pescado (BENESCA) de Macaé/RJ, Colônia de Pescadores de Pirapora/MG, Colônia de Pescadores de Ibiaí/MG, Núcleo de Pesquisa Socioambiental do São Francisco de Pirapora/MG (NUPASA-UNIMONTES).

A segunda Oficina de Formação de Formadores foi realizada em Santarém, de 04 a 08 de novembro, reuniu representantes de 11 municípios da calha do Rio Amazonas (Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém, Belem e Terra Santa), contando com uma forte presença de pescadores ligados ao Movimento dos Pescadores do Oeste do Pará e Baixo Amazonas (MOPEBAM), agentes das Unidades Integradas de Defesa Ambiental (UNIDAS), representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).

A terceira e última Oficina de Formação de Formadores foi realizada em Manaus, de 23 a 27 de novembro de 2009, e reuniu 20 participantes representantes das seguintes instituições: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, de Tefé/AM, Escola Estadual Gilberto Mestrinho, de Tefé/AM, Colônia de Pescadores Z4 de Tefé/AM, Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa/AM, Cáritas de Manaus/AM, CEPAM de Manaus/AM, Instituto Chico Mendes (ICMBio), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas de Barcelos/AM (IDAM), Colônia Z-34 de Pescadores, um vereador, ex-pescador do município de Santa Isabel/AM, Associação de Pescadores de Novo Ayrão/AM e Secretaria Executiva de Pesca e Aqüicultura do Estado do Amazonas de Barcelos/AM (Sepa).

Finalizada essa fase, estão sendo ajustadas as diferentes realidades presentes nos distintos territórios da Rede Solidária da Pesca. Dois territórios (Rio de Janeiro e Minas Gerais) prevêem o início do primeiro curso "Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca" para dezembro de 2009, e os territórios norte amazônicos (Amazonas e Pará) darão início aos módulos nos meses de fevereiro e março de 2010, devido ao período da safra em que se encontra no segundo semestre de 2009 essas regiões.