sábado, 16 de janeiro de 2010

REDE INICIA CURSO DE GESTÃO SOCIAL DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA EM SEUS TERRITÓRIOS


Depois de finalizada as três Oficinas de Formação de Formadores no fim de 2009, que prepararam os educadores populares e equipes pedagógicas locais de cada território da Rede Solidária da Pesca, inicia-se no próximo dia 22/01 a fase de execução do Curso de Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca.

Esses cursos serão executados nos quatro territórios da Rede e são parte integrante do projeto "Educação e Trabalho em Rede: a formação social dos trabalhadores da pesca artesanal e de pequena escala", financiado pela Secretaria de Economia Solidária/MTE através do Plano Nacional de Qualificação Profissional em Economia Solidária (PLANSEQ ECOSOL).

Nas duas próximas semanas será realizado o 1º Módulo do Curso Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca nas cidades de Ibiaí e Pirapora, ambas no Norte de Minas Gerais. De 22 a 25 de Janeiro será realizado em Ibiaí um módulo de 32 horas e na semana seguinte, de 29 a 01 de fevereiro será a vez dos pescadores de Pirapora.

O território Litoral Fluminense executará o 1º Módulo do Curso Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca na cidade de Cabo Frio e conta hoje com 30 inscritos para o curso. Esse módulo deveria ter sido realizado ainda em dezembro de 2009,mas não foi possível devido ao falecimento da mãe de nossa querida educadora Vera Maciel (toda a nossa solidariedade!)que obrigou o adiamento para fevereiro/março de 2010.

Nos territórios Baixo e Médio Amazonas (PA) e Médio Alto Amazonas (AM), os cursos serão respectivamente em Santarém e em Tefé/Fonte Boa e estão iniciando o processo de mobilização, sensibilização e inscrição dos educandos. Está previsto o início do Curso Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca nessas localidades a partir de março desse ano.

Atualmente, a Rede Solidária da Pesca está com 80 pescadores e pescadoras inscritos para esse primeiro curso e a vamos praticamente dobrar esse número com o processo de seleção dos educandos nos territórios amazônicos.

Esse é o nosso esforço: educar para transformar a realidade dos pescadores! Acompanhe as notícias dos cursos do Planseq em nosso blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário