terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Território Alto-Médio São Francisco/MG dá início aos cursos do Planseq Ecosol na Rede Solidária da Pesca



De 22 a 24 de janeiro foi realizado na cidade de Ibiaí, norte de Minas Gerais, o 1º Módulo do Curso "Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca", parte do Planseq Ecosol (MTE/SENAES), projeto de ações educativas que articula educação, trabalho e economia solidária.

No primeiro dia, depois das apresentações e devidas ambientalizações, foi desenvolvido o tema "Diagnóstico da Pesca" através de pequenos grupos de trabalho que analisaram e sistematizaram uma análise da pesca na região do alto-médio São Francisco, particularmente Ibiaí. A grande questão colocada foi a necessidade de estudar como anda o estoque pesqueiro nessa região, visto que há uma reclamação geral de diminuição de peixe no rio, principalmente após a grande mortandade de 300 toneladas de Surubins em 2005 causada pela infiltração e contaminação do Rio São Francisco com metais pesados, especialmente o zinco, da bacia de contenção da Votorantim Metais de Três Marias, de propriedade do Sr. Antônio Ermírio de Moraes.

No segundo dia foram desenvolvidos os temas mais ligados a Cadeia Produtiva da Pesca na cidade de Ibiaí. Através de um exercício onde os educandos tiveram que montar uma ilustração de toda a cadeia produtiva com figuras, foi mapeado e representado todas as etapas do caminho em que o peixe percorre no mercado local desse município. Além disso, o que foi observado e demonstrado pelos próprios pescadores é que eles, no interior da cadeia produtiva da pesca, são os que ficam com a menor parte do valor do peixe, ao mesmo tempo em que eles são os responsáveis por colocar o peixe na mesa do consumidor.

Os participantes destacaram as dificuldades de se viver somente da atividade pesqueira hoje e diante disso, a necessidade de avançar na união e organização dos trabalhadores da pesca no sentido de conquistarem formas de intervir em outras etapas da cadeia também para ser possível aumentar a apropriação de um valor maior do que os pescadores se apropriam hoje sobre o pescado.

No último dia, através da "Dinâmica do Sonho", os educandos se debruçaram em buscar alternativas para adquirirem uma melhoria na rentabilidade da pesca e valorizar mais seu trabalho. Vale destacar que a vontade da maior parte dos educandos se expressou em começar a construção de uma cooperativa de pescadores, pescadoras e esposas de pescadores para comprar o peixe do pescador a um maior valor e revendê-los a mercados de Ibiaí e região. Surgiram também propostas de se construir pontos de vendas familiares, a integração ao CIPAR de Pirapora, organizar feiras específicas de peixe todo domingo e aprimorar a comercialização de casa em casa, entre outras.

Ao final da programação, podia-se perceber que havia nos participantes um sentimento de satisfação de ter participado desse primeiro encontro do curso, principalmente porque os próprios pescadores e pescadoras estavam encvolvidos e sendo os protagonistas do debate em torno de seu trabalho e de seu modo de viver. E isso foi o mais importante.

O próximo módulo, acordado entre todos e todas que participaram, será de cinco dias e foi agendado para o período de 22 a 26 de fevereiro a sua realização. Definimos coletivamente que os próximos temas serão:

1. Apresentação didática da sistematização dos trabalhos do 1º módulo;
2. Continuidade do estudo da cadeia produtiva da pesca de Ibiaí,com ênfase nas etapas de produção, beneficiamento e comercialização;
3. Definição de Economia de Mercado, Economia Solidária e Autogestão;
4. Organização Comunitária de empreendimentos econômicos populares (cooperativas, associações, pequenas empresas, grupos informais).

Dias 1 e 2 de Fevereiro, próxima segunda e terça-feiras, será a realização do 1º módulo do Curso de Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca em Barra do Guaicuí/MG para os pescadores e pescadoras de Pirapora, Buritizeiro e Guaicuí. Depois postamos mais informações aqui. Para quem quiser conferir as fotos do curso em Ibiaí, basta clicar aqui.

sábado, 16 de janeiro de 2010

REDE INICIA CURSO DE GESTÃO SOCIAL DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA EM SEUS TERRITÓRIOS


Depois de finalizada as três Oficinas de Formação de Formadores no fim de 2009, que prepararam os educadores populares e equipes pedagógicas locais de cada território da Rede Solidária da Pesca, inicia-se no próximo dia 22/01 a fase de execução do Curso de Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca.

Esses cursos serão executados nos quatro territórios da Rede e são parte integrante do projeto "Educação e Trabalho em Rede: a formação social dos trabalhadores da pesca artesanal e de pequena escala", financiado pela Secretaria de Economia Solidária/MTE através do Plano Nacional de Qualificação Profissional em Economia Solidária (PLANSEQ ECOSOL).

Nas duas próximas semanas será realizado o 1º Módulo do Curso Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca nas cidades de Ibiaí e Pirapora, ambas no Norte de Minas Gerais. De 22 a 25 de Janeiro será realizado em Ibiaí um módulo de 32 horas e na semana seguinte, de 29 a 01 de fevereiro será a vez dos pescadores de Pirapora.

O território Litoral Fluminense executará o 1º Módulo do Curso Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca na cidade de Cabo Frio e conta hoje com 30 inscritos para o curso. Esse módulo deveria ter sido realizado ainda em dezembro de 2009,mas não foi possível devido ao falecimento da mãe de nossa querida educadora Vera Maciel (toda a nossa solidariedade!)que obrigou o adiamento para fevereiro/março de 2010.

Nos territórios Baixo e Médio Amazonas (PA) e Médio Alto Amazonas (AM), os cursos serão respectivamente em Santarém e em Tefé/Fonte Boa e estão iniciando o processo de mobilização, sensibilização e inscrição dos educandos. Está previsto o início do Curso Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca nessas localidades a partir de março desse ano.

Atualmente, a Rede Solidária da Pesca está com 80 pescadores e pescadoras inscritos para esse primeiro curso e a vamos praticamente dobrar esse número com o processo de seleção dos educandos nos territórios amazônicos.

Esse é o nosso esforço: educar para transformar a realidade dos pescadores! Acompanhe as notícias dos cursos do Planseq em nosso blog!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pescador de Cabinda, província de Angola


A foto acima é de um pescador da praia de Lombolombo, em Cabinda, província de Angola, onde um grupo separatista atacou a seleção de futebol Togolesa. Deixando de lado as disputas políticas, postamos essa foto para mostrar um pouco a figura do pescador que está presente nas mais diversas regiões do mundo. Se desejar saber mais sobre esses fatos, clique aqui

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Rede Solidária da Pesca lança mais um vídeo documentário sobre a pesca no seu blog


Para começar começar bem 2010, estamos postando mais um vídeo documentário que retrata a pesca no Brasil. Dessa vez, estamos lançando o vídeo "A Pesca Artesanal na Bacia de Campos/RJ, com depoimentos de pescadores sobre as condições de trabalho, a cultura, os desafios e a realidade de quem vive da pesca.
Assistam à vontade. Até a próxima.