sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Rede Solidária da Pesca promove "Seminário Interredes RJ/MG" em Montes Claros, norte de Minas



Tema: “Pescadores, trabalho e educação: avaliar para construir o projeto educacional da Rede Solidária da Pesca na prática”.

Data: 26, 27 e 28 de setembro de 2011

Local: Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES – Campus Darcy Ribeiro

Cidade: Montes Claros, norte de Minas Gerais.

Público alvo:
pescadores artesanais, pescadores de pequena escala, aquicultores familiares, educadores populares, técnicos ligados a trabalhos com pesca e aquicultura familiar, representantes de entidades de apoio técnico governamentais e não-governamentais, estudantes universitários e professores universitários, representantes do poder públicos das três esferas, entre outros.

Estimativa de participantes: Entre 50 e 60 pessoas.

Objetivos:


1. Compartilhar metodologias e experiências educativas dos cursos e oficinas com pescadores artesanais e de pequena escala realizados em Minas Gerais e no Rio de Janeiro como parte do projeto “Educação e Trabalho em Rede: a formação social dos trabalhadores da pesca artesanal e de pequena escala na Rede Solidária da Pesca” (PlanSeQ Ecosol);
2. Criar espaço para trocas entre experiências educativas locais e regionais com as da Rede Solidária da Pesca;
2. Apresentar e atrair novos parceiros institucionais para a Rede Solidária da Pesca no Rio de Janeiro e em Minas Gerais;
3. Fundar a Rede Solidária da Pesca alto-médio São Francisco/MG;
4. Sistematizar experiências pedagógicas realizadas com pescadores para o Projeto Educacional;
5. Construir articulações e iniciativas no âmbito da economia solidária entre os nós da Rede Solidária da Pesca em Minas Gerais e Rio de Janeiro;

Metodologia:

O seminário será composto de três momentos. O primeiro será de apresentar os resultados obtidos com a execução dos cursos “Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca”, e “Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros”, as oficinas técnicas de “Comércio Justo e Solidário” e de “Exigências sanitárias do manuseio do pescado”, já realizadas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais e socializar metodologias, resultados, conteúdos e dificuldades.


O segundo momento seria de avaliação geral das dificuldades encontradas e das potencialidades descobertas com as ações educativas do PlanSeQ Ecosol, debatidos em plenário, para que ao final dos debates seja construída uma síntese base dos principais pontos a serem incorporados nessa sistematização.

Já o terceiro, de prospecção e de construir ações futuras, seria de construir apontamentos futuros para novas ações educativas e possibilidades de continuidade das ações realizadas.

Programação:

Dia 26 de setembro de 2011

9hs: recepção, cadastramento e acolhimento.
9:30hs: Falas de convidados.
10hs: Mesa de abertura: “Relatos e debates sobre a situação da pesca e dos pescadores nos territórios”
10: 40hs: Debate em plenário.
12hs: Almoço
14hs: Apresentação das experiências educativas do PlanSeQ em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
17hs: Apresentação de experiências educativas de convidados e parceiros.
18:30: Jantar
20hs: Atividade cultural: Lançamento do livro de João Zinclar e debate sobre o Rio São Francisco com Alexandre Gonçalves da CPT.

Dia 27 de setembro de 2011

9hs: Apresentação da relatoria sistematizada das apresentações do dia anterior para elaboração de documento síntese em pequenos grupos e em plenário
12hs: Almoço
14hs: Prospecção e apontamentos futuros.
16hs: Construção de carta de intenções com novos parceiros sobre a fundação da Rede Solidária da Pesca Alto-médio São Francisco e ações conjuntas.
18:30hs: Jantar
20hs: Atividade cultural

Dia 28 de setembro de 2011


9hs – 15hs: Reunião da coordenação da Rede Solidária da Pesca RJ/MG e convidados para articulação e construção de um Plano de Trabalho.
18:30hs: Jantar de confraternização
20hs: Atividade cultural de encerramento.

Um comentário:

  1. Prezados, bom dia.
    Como faço para fazer parte desta rede?
    Grato,

    Adriano Prysthon
    adriano.prysthon@embrapa.br

    ResponderExcluir