sexta-feira, 26 de março de 2010

Território Litoral Fluminense da Rede Solidária da Pesca realiza 1º módulo dos cursos do Planseq Ecosol


É com muito orgulho e entusiasmo que comunicamos a todos que o 1º Módulo do Curso de Gestão Social da Cadeia Produtiva da Pesca do Planseq Ecosol - Rio de Janeiro foi um sucesso! Contamos com a presença de 24 educandos vindos de Búzios (Quilomolas da Rasa), Cabo Frio e Arraial do Cabo, todos envolvidos e atuantes juntos a cadeia produtiva da pesca nessas regiões.

Entre os conteúdos trabalhados,destacaram-se temas como "Vida, trabalho e luta dos trabalhadores da pesca artesanal e aqüicultura familiar". O objetivo da atividade consistia em criar um “ambiente” de discussão entre dois grupos a partir da reflexão sobre o texto dado, onde cada grupo defenderia uma estratégia de enfrentamento, ocupando o lugar dos personagens da estória. Enquanto um grupo defenderia uma proposta de ação coletiva, o outro partiria para ações isoladas individualizadas.

No último dia do curso foi a vez da discussão da Cadeia Produtiva da Pesca. A metodologia adotada foi a conceituação da Cadeia Produtiva Pesca desde a parte biológica, até a funcional. Foram desenvolvidos os temas "Conhecendo e entendendo a produção biológica da cadeia produtiva da pesca", trouxe a reflexão da necessidade de se entender a dinâmica de reprodução do pescado, da manutenção das espécies e a preservação dos berçários naturais bem como a água que é indispensável aos organismo aquáticos.

Outro tema discutido foi a funcionalidade da cadeia produtiva da pesca, onde os educandos foram chamados a entender que a pesca faz parte de uma cadeia que se inicia desde a manutenção das embarcações, da armação da pesca (gelo,óleo,isca,rancho e petrechos de pesca), da pesca própriamente dita, da recepção, beneficiamento, distribuição e comercialização. E que cada elo desta cadeia interagem-se e deve ser entendida e dotadas de suas especificidades necessárias para o desenvolvimento.

Queremos parabenizar a todos pela mobilização, em especial o Eduardo e a Eliezer, que incentivaram a participação de várias pessoas, assim como todos os Educadores estão de parabéns: Regina, Sergio, Felipe, Aziz, Eduardo, Inácio e Seu Manoel (Itaboraí), que ARRASOU!!! Fez tanto sucesso que pediram que ele tivesse mais tempo da próxima vez!!

Sival e Vera continuam firmes na coordenação no Rio e assim a Rede Solidária da Pesca vai se tornando cada vez mais forte, formando lideranças novas e atuantes e o que é melhor, dando acesso a quem de fato está na ponta e que segura o rojão. O próximo módulo será nos dias 16, 17 e 18 de abril. Até lá!

Um comentário:

  1. Nao consigo entender, porque as ações da senaes,para a pesca, nao se estendem a região oeste do Rio de Janeiro, os pescadores de Guaratiba, sepetiba e catadores de caranguejo, nao tem nenhum incentivo ou inclusão, nas discussões que se desenvolvem, nem quando atos e manifestações acontecem no estado, fica aqui o meu protesto e a vontade de que isso seja coisa do passado. Gelson da silva: Cooperativa dos coletores da Zona Oeste (Cootcarj)

    ResponderExcluir