domingo, 19 de abril de 2009

Fome na Pesca em Portugal

Impactos da crise econômica mundial sobre os pescadores profissionais de Portugal. Para ver a matéria completa, clique aqui. Abaixo, veja um trecho da reportagem.


19 Abril 2009 - 00h30

FOME NA PESCA

A falta de dinheiro que afecta grandes franjas da sociedade portuguesa já atinge metade das 400 famílias de pescadores da Costa de Caparica, Trafaria e Fonte da Telha (Almada), que já estão a passar fome. A denúncia de Lídio Galinho, do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul, levou a Junta de Freguesia da Costa de Caparica a queixar-se ao Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas. "Legalmente, um pescador não tem direito a coisa nenhuma e as famílias têm vergonha de dizer que passam necessidades. Tem o seu orgulho de pescador", explica o dirigente sindical. Os meses de Janeiro e Fevereiro foram os mais difíceis para os profissionais da faina, devido ao mau tempo.

Sob anonimato, os pescadores lamentam a sorte: "Temos que dar graças aos supermercados onde ainda vendem latas de grão e de feijão a 20 e 30 cêntimos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário