sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pescadores artesanais se mobilizam contra Petrobras no RJ

Pescadores artesanais realizam um protesto contra a ação da Petrobras desde segunda-feira (13). A manifestação se dá na Praia de Mauá, no município de Magé, no Rio de Janeiro. Os pescadores lançaram suas redes de pesca na frente dos rebocadores e dutos de gás. O ato fez com que a polícia intercedesse em favor da Petrobras, mas até agora nenhuma pessoa foi presa.

A integrante da Associação de Pescadores Homens do Mar, Daize de Sousa, explica que o protesto se dá por causa das obras que a Petrobras realiza na região. A empresa instalou dutos para o transporte de gás que inviabilizam a pesca na região, rasgando as redes dos trabalhadores. A ação dos navios rebocadores da Petrobras também causam o mesmo problema. Por causa disso, o trajeto que um pescador fazia até atingir sua área de pesca, que antes demorava cerca de 20 minutos, hoje leva mais de duas horas.

Daize de Souza afirma que a Petrobras, mesmo com o protesto, não buscou o diálogo com os pescadores.

“Não houve nenhum diálogo e ainda estamos sofrendo represália. Porque alguns pescadores que foram aproveitados para trabalhadores dentro da empresa, foram mandados embora. Hoje foram quatro pessoas e ontem, duas. Todas as demissões foram em represália.”

Os integrantes da associação afirmaram que vão manter os protestos até conseguirem chegar a um acordo com a empresa.

De São Paulo, da Radioagência NP, Juliano Domingues.

14/04/09

http://www.radioagencianp.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6643&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário