quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Rede Solidária da Pesca e a organização do IV Seminário de Gestão Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e da Pesca

O Workshop ”Rede Interativa de Ensino e Pesquisa para a Pesca e Aqüicultura de Pequena Escala”, coordenado por Antônio Marcos Muniz Carneiro – COPPE/UFRJ e José Antonio Aravena Reyes – NETEC/UFJF, foi realizado no município de Arraial do Cabo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, entre os dias 02 e 03 de abril de 2009, como uma das sessões técnicas do III Seminário de Gestão Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e da Pesca – III SEGAP (www.producao.ufrj.br/segap).

O workshop teve por principal objetivo proposto avaliar um modelo de rede interativa de ensino e pesquisa para a pesca e aquicultura de pequena escala ou familiar. Ao final, os representantes das instituicoes presentes, no caso da Rede Solidária da Pesca, Sydney Lianza, Vera e Karine da RSP fluminense, pertencentes a diversas e diferentes instituições do Brasil, da Argentina, do Chile e da Espanha, assumiram o seguinte compromisso: consultar as respectivas instituições sobre a proposta de elaboração compartilhada do projeto do IV SEGAP para 2010. O prazo para a comunicação destas consultas é de 02 meses, contados a partir da data de validação desta Carta-Compromisso.

O prazo para que a Rede Solidária da Pesca se posicione sobre os termos da carta compromisso se estenderá até o dia 03 de junho de 2009. Portanto, a proposta é realizar um debate entre todos e todas que fazem parte da Rede Solidária da Pesca no Brasil para se elaborar um posicionamento definitivo e democrático sobre a carta de compromisso e nosso envolvimento com a organização do IV SEGAP.

Abaixo coloco a carta. Temos possibilidades de debater na lista e também através de comentários dessa postagens. No caso de comentários, basta ir até o final da postagem e clicar em cima do comentário. Logo aparecerá uma janela pop-up e mostrará os comentários.

Mãos à obra gente!

III SEMINÁRIO DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AQUICULTURA E DA PESCA NO BRASIL – III SEGAP

Arraial do Cabo, 01 a 03 de Abril de 2009.


Carta-Compromisso



O Workshop ”Rede Interativa de Ensino e Pesquisa para a Pesca e Aqüicultura de Pequena Escala”, coordenado por Antônio Marcos Muniz Carneiro – COPPE/UFRJ e José Antonio Aravena Reyes – NETEC/UFJF, foi realizado no município de Arraial do Cabo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, entre os dias 02 e 03 de abril de 2009, como uma das sessões técnicas do III Seminário de Gestão Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e da Pesca – III SEGAP (www.producao.ufrj.br/segap). Tal workshop teve por principal objetivo proposto avaliar um modelo de rede interativa de ensino e pesquisa para a pesca e aquicultura de pequena escala ou familiar. Ao final, nós, coordenadores e convidados deste workshop, pertencentes a diversas e diferentes instituições do Brasil, da Argentina, do Chile e da Espanha, assumimos o seguinte compromisso: consultarmos as nossas respectivas instituições sobre a proposta de elaboração compartilhada do projeto do IV SEGAP de 2010. O prazo para a comunicação destas nossas consultas é de 02 meses, contados a partir da data de validação desta Carta-Compromisso.

Cabe ressaltar que, com um enfoque mais amplo abrangendo a gestão do uso de recursos de ecossistemas aquáticos como fontes de alimentos na interface com outras atividades de produção industrial com grandes impactos antrópicos (mineração, exploração offshore de hidrocarbonetos, hidroelétricas, agricultura, etc.), o seminário propõe-se contribuir para o avanço do conhecimento técnico-científico da gestão do multiuso sustentável de bacias hidrográficas, estuários, lagos, lagunas, zonas costeiras e marinhas. A sua metodologia tem auxiliado a comunidade científica na interlocução interdisciplinar de alternativas para intervenções promissoras à rentabilidade máxima da produtividade da aquicultura e da pesca como vetores de reversão da degradação desses ecossistemas e da redução dos índices de desenvolvimento humano.

Por pressupor as instituições tradicionais de regimes de apropriação dos recursos naturais de pequena escala como sendo preponderantes para o desenvolvimento sustentável, o III SEGAP deu maior relevância à pesca artesanal tradicional. Ressaltou esta atividade como manejo sustentável de ecossistemas hidrobiológicos, por refletir a capacidade milenar de populações tradicionais na extração da fauna e flora aquáticas, com respeito aos ciclos vitais destes recursos vivos, para fins de subsistência e reprodução da vida social. Nesse sentido, as reservas de proteção dos estoques pesqueiros e da pesca artesanal foram destacadas, pelo tema central do evento, como iniciativas promissoras para reverter os impactos, provocados por mudanças não lineares, potencialmente irreversíveis de degradação ecossistêmica e, concomitantemente, combater a exacerbação da pobreza, em atendimento aos objetivos do Programa Millennium Ecosystem Assessments, PNUD/ONU.

No contexto da área de conhecimento “gestão de recursos naturais”, a principal finalidade do SEGAP tem sido promover o mapeamento, a reflexão e a difusão de pesquisas e de iniciativas promissoras para o desenvolvimento e a transferência de novas ferramentas de avaliação e gestão socioambientais da aqüicultura e da pesca na interface com outras atividades de produção econômica em ecossistemas aquáticos. Os resultados obtidos de cada evento têm como destinatários preferenciais os protagonistas sociais dos seguintes segmentos: a) a Produção – profissionais (pescadores e aquicultores) e empresários da pesca e da aquiculura; b) as Políticas Públicas - gestores de organizações governamentais do setor; e c) Ensino/Pesquisa: pesquisadores, professores e estudantes de pesca, aqüicultura e gestão de recursos de ecossistemas aquáticos.

Ressaltamos que esta proposta resultante do referido workshop, ao contrário de se constituir em mais uma rede interdisciplinar de pesquisa e desenvolvimento, visa ao estabelecimento de conexões com redes já existentes e instituições afins com a área de conhecimento do SEGAP e cujos arranjos institucionais orientam-se por uma lógica reticular. E isso implicará no auxílio de tecnologias computacionais e discursivas integradas e apropriadas à organização, manutenção e desenvolvimento das interconexões intra e interinstitucionais. O SEGAP, um evento de natureza científica, tem-se caracterizado pela busca do diálogo da comunidade científica de gestão da aqüicultura e da pesca na interface com o multiuso dos ecossistemas aquáticos com os setores produtivos e de políticas públicas de gestão ambiental e de produção pesqueira.

Com esta iniciativa, esperamos dar início a um diálogo profundo, profícuo e necessário entre as instituições acadêmicas e de profissionais da aqüicultura e da pesca que têm em comum a sustentabilidade da pesca artesanal para que tornem possíveis no presente novas formas de sociabilidade com as populações tradicionais costeiras e ribeirinhas, principalmente, os pescadores artesanais, em prol das futuras gerações.

Abaixo, subscrevemo-nos:

Arraial do Cabo, 03 de abril de 2009.


Ana Graça Valle de Carvalho
Diretora do CEFET Química em Arraial do Cabo/Coordenadora do Núcleo II de Pesquisa de Pesca e Aqüicultura Familiar – MEC/SEAP, Brasil.
nanambiental@gmail.com


Antônio Marcos Muniz Carneiro
Coordenador Executivo Projeto Ressurgência – COPPE/UFRJ, Brasil.
carneiro@pep.ufrj.br


Caduzzi Vera Salas
Coordenador da América Latina da Red de Comunidades de Pescadores para a Pesca Artesanal Sustenible – RECOPADES, Chile.
recopades@gmail.com


Cláudia Regina dos Santos
Observatório do Litoral Catarinense/NMD/UFSC, Brasil.
biolsantos@hotmail.com


Jose Antônio Aravena-Reyes
Pesquisador do Projeto Ressurgência – COPPE/UFRJ, Brasil.
elpepepizarro@msn.com


Jose Luis Ascorti
Presidente da Red de Comunidades de Pescadores para a Pesca Artesanal Sustenible – RECOPADES, Argentina.
recopades@gmail.com


Sidney Lianza
Rede Solidária da Pesca http://redesolidariadapesca.blogspot.com/
SOLTEC/UFRJ - Núcleo de Solidariedade Técnica / UFRJ www.soltec.ufrj.br, Brasil.
lianza@ufrj.br

3 comentários:

  1. Eu sou da opinião que devemos participar na organização do SEGAP 2010, em decorrencia de ser o foro mais adequado para a interlocução sobre a gestão compartilhada da pesca artesanal e da aquicultura familiar. Outro motivo é a possibilidade de interagirmos de maneira concectada com projetos os quais creio tenhamos identidades de interesse, RECOPADES, CEFETs, Observatório do Litoral Catarinense, Projeto Ressurgencia. Isso nos forteceria conceitualmente, praticamente, institucionalmente, além de abrir melhores possibilidades para melhorar nosso acesso a recursos de todas as ordens. Abraço Sidney

    ResponderExcluir
  2. Sidney o parabenizo pela iniciativa. Informo que este mês (março de 2010) está sendo divulgado em PE o Diagnóstico Socioeconômico da Pesca Artesanal do Litoral de Pernambuco. Um material bastante rico que está a disposição por meio de CD_Rom (gratuitamente). O trabalho consistiu na aplicação de mais de 5 mil questionários e apresenta estatística sobre perfil socioeconômico dos pescadores e a pesca artesanal no litoral pernambucano. Maiores informações entrar em contato com a pesquisadora Beatriz Mesquita 8 13073-6491 ou 3073-6494. Abs, Lúcia Xavier.

    ResponderExcluir
  3. Como posso obter o diagnóstico da pesca artesanal do litoral de pernambuco? vocês tem? pode nos envia?

    Muito grato!

    placidojunior@terra.com.br

    Plácido Junior

    ResponderExcluir