quarta-feira, 27 de maio de 2009

Relatos de África: Diário de Viagem a Maputo/Moçambique do Prof. Sidney Lianza



Pessoal, restabelecida a internet em casa, estou editando as postagens para serem melhor aproveitadas. Desculpem-me pela demora nas postagens. Aproveito a oportunidade para saudar nossos irmãos africanos. Abraços Sidão, Mauro e demais que compõem a missão.

Diário da missão a Maputo, 24 de maio de 2009

Oi Claudio Dimande (o amigo moçambicano do SOLTEC)



Voce (Claudio Dimande)pode, deve comemorar, nós devemos a voce essa viagem, não só, mas fundamentalmente. (...) Há uma falta de diálogo entre todos os departamentos, pequeno porte, aquicultura e demais.Ontem saimos para almoçar num restaurante ao lado da 25 de setembro, proximo do palácio do Primeiro Ministro.

Estamos aqui, Mauro, Luiz Henrique (técnico da area de aquicultura da SEAP) e João (coordenador geral da pesca artesanal) e eu. O clima entre nós esta muito bom, Comi ontem uma posta grelhada de garoupa grelhada maravilhosa.

Hoje saimos para conhecer um pouco melhor a cidade. Primeiro fomos ao Mercado Municipal de 1901, muitos agradável, onde tivemos o primeiro contato com os legumes, verduras, peixes oferecidos na cidade e o maravilhoso artesanato, esculturas de madeira (principalmetne ebano), pinturas, etc, etc.


Depois pegamos um táxi e fomos ao Mercado do Peixe, algo bem mais informal, onde fiquei encantando com a diversidade, com o frescor (tudo do mesmo dia, da Baia de Mapucto), caranguejos vivos, peixes (diversos, cores e tamanhos diversos), ameijos (moluscos) vivos, camaroes de varios tipos - até o camarão tigre (mais ou menos 20 cm de comprimento! ). Caminhamos ao longo da praia, bastante, vimos o povo jogando futebol na praia, passeando, jogando conversa fora, ouvindo musica enconstados nos carros, varios panos coloridos = lindos, de todos os tipos e tamanhos = uma pintura para nos avisar definitivamente que estavamos em Africa.

Passamos em um lugar que esculpia e vendia estatuetas de ebano. Vimos varios vendedores ao longo da calçada

Sempre tomando o cuidado de não morrer atropelado por conta da mão inglesa!!!!! !!!!!!!!! !!Um perigo.
Em seguida ficamos quase tres horas num restanurante, nos quatro, comemos lula, camarao, vermelho, risoto de frutos do mar, torti de maracuja, tudo maravilhoso.
O que mais impressiona é a quantidade de Claudios Dimandes que a gente ve por aqui. Por todo lado, com o sorriso e o sotaque...

Fomos so shopping que inauguraram acho que há um mês. Fica aqui ao lado. Com certeza nada a ver com a cultura local, simbolo da globalizaçao, O que mais me revoltou na maioria esmagadora das lojas os manequins e as propagandas eram homens brancos,de todos tipos. Foi irritante tamanho desrespeito declarado.

Fizmos compras no supermercado para nao ter que ficar na mao do hotel.

Estamos agora aqui, para nos preparar para o primeiro dia.

Amanha 10h reuniao com o embaixador brasileiro, 11:30h inicia reuniao no IDPE (PESCA DE PEQUENO PORTE) onde todos nos apresentaremo- nos, incluindo outros departamentos que nao estavam previtos (aquicultura etc) . A Rede Solidaria da Pesca eu apresntarei aa tarde.
Terça e quarta iremos visitar lugares onde desenvolve-se pesca artesanal continental e aquicultura, Alem disso deversmo ir visitar a Escola de Pesca.

Amanhã tento dar mais boas novas.

Beijos felizes de poder estar vivo e aqui!

Sidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário