segunda-feira, 18 de maio de 2009

Primeira conquista em rede da Rede Solidária da Pesca


Representantes da Rede Solidária da Pesca estiveram em Brasília na formação de formadores nacionais para a execução do Plano Setorial de Qualificação em Economia Solidária (PLANSEQ ECOSOL). Nessa atividade importante recebemos duas notícias que representam um marco histórico para a Rede Solidária da Pesca.

Depois de 2 anos e meio de construção coletiva, de batalha, de articulação, tivemos o primeiro projeto aprovado com recurso liberado da Rede. Foi fruto da parceria com a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República SEAP/PR, que é a financiadora do projeto.

Na terça-feira foram liberados os recursos do projeto para executar as Oficinas de Elaboração e Gestão de Projetos, que também viabilizará a realização de um seminário para o início da construção do Projeto Educacional para a Pesca, que vínhamos construindo aos trancos e barrancos. Além disso, viabilizará termos uma pessoa preocupada com a coordenação pedagógica de todo esse processo.

Importante lembrar que além desse recurso já disponibilizado, há também os recursos do PLANSEQ ECOSOL, que estão aprovados e estão em processo de liberação e que estão disponíveis para a execução de dois cursos com duração de 200 horas cada (Gestão social da Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal e Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros) em cinco municípios presentes em territórios da RSP (Santarém - PA, Parintins - AM, Pirapora - MG, Tefé - AM e Cabo Frio - RJ). Há também mais quatro oficinas sobre exigência sanitárias para os empreendimentos econômicos ligados a pesca artesanal e comércio justo e solidário.

Agora, é arregaçar as mangas e trabalhar. Parabéns a todos e todas por essas primeiras conquistas, de muitas que ainda virão.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho e pelo projeto.
    Oferecemos de forma voluntária, como apoio, a estrutura da Rede Água para - caso julguem relevante - a oferta destes cursos também na modalidade a distância, utilizando a estrutura dos telecentros de inclusão digital, a exemplo dos "Telecentros Maré" da própria SEAP.

    Um abraço,
    Equipe Rede Água - www.redeagua.com.br

    ResponderExcluir